A Vitória está em Segui-Lo

Moisés comunicou a decisão do Eterno ao povo de Israel, e eles se entristeceram e choraram muito. Mas no dia seguinte, bem cedo, partiram na direção das montanhas, dizendo: “Aqui estamos. Estamos prontos: vamos atacar a terra que o Eterno nos prometeu. Nós pecamos, mas agora estamos prontos”.

Mas eles foram repreendidos por Moisés: “Por que estão desobedecendo ao Eterno outra vez? Isso não vai dar certo. Não ataquem ninguém. O Eterno não está com vocês nessa empreitada. Vocês serão derrotados pelos seus inimigos. Os amalequitas e os cananeus estão de sobreaviso e matarão vocês. Vocês deixaram de seguir o Eterno e de obedecer a ele; por isso, ele não irá com vocês agora”.

Mas eles foram mesmo assim. Transpirando arrogância, rumaram afoitos para a região montanhosa. Mas nem a arca da aliança nem Moisés saíram do acampamento. Os amalequitas e cananeus que viviam nas montanhas saíram das cidades e os atacaram. Os israelitas foram derrotados e perseguidos por todo o caminho até Hormá.

Nm 14:39-45

pegadaOlhando para esta passagem, é fácil observarmos alguns princípios muito forte, que nos ajudará em nossa caminhada:

  • Perceba que a vitória não depende de nossa disposição, ou vontade. Neste texto, o povo demonstrou disposição, e até mesmo coragem, no entanto, foram totalmente derrotados.
  • O porque da derrota. Simplesmente porque o Senhor não fora com eles, não era mais, uma direção de Deus. Perceba que a arca e nem Moisés foram com eles na empreitada contra o inimigo, e por este motivo foram derrotados.
  • Outro princípio importante neste texto: Quando Deus deixa de ir conosco, e lutar as nossas lutas? Novamente este texto é muito claro, Deus não tem nenhum compromisso de ir conosco, quando nós primeiramente deixamos de segui-Lo e de obedece-Lo. Na verdade, precisamos aprender que fomos chamados para segui-Lo e obedece-Lo, e assim se existir lutas no caminho Ele sempre estará conosco, assim como todo o Seu favor. Observe a frase: “Vocês deixaram de seguir o Eterno e de obedecer a Ele; por isso, Ele não irá com vocês agora”.

Querido, nestes dias, está muito claro que Deus está nos chamando atenção a dois fatores extremamente importantes, que são segui-Lo e obedece-Lo, e quando isto ocorre, realmente poderemos dizer: Somos mais que vitoriosos em Cristo Jesus.

  1. Segui-Lo significa que não é Deus que deve nos seguir conforme os nossos desejos e vontades, mas segui-Lo é sermos verdadeiramente discípulos que pisam nas pegadas do Mestre. É deixar as nossas vontades, os nossos alvos e metas pessoais, para andar segundo as suas vontades e os seus alvos e metas para as nossas vidas, ou seja, é realmente entender que Jesus é o Senhor.
  2. Obedece-Lo significa: Embora eu não entenda, não estou vendo, não é o que quero, e até mesmo não goste, eu farei, obedecerei, caminharei segundo as suas direções e mandamentos. Querido, entenda, hoje você pode até não estar entendendo tudo o que Deus esta te ordenando, mas saiba e creia, que tudo é e será para o seu bem. Creia e receba; a sua obediência o levará onde os seus pensamentos, imaginações e até mesmo a sua fé, hoje, não alcançam.

Para fecharmos, quero deixar uma promessa do Senhor para sua vida.

“Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra”. Is 1:19

Fique na paz!

Pense Nisto!

Alberto Carlos Macedo

Alberto Carlos Macedo

Alberto é Pastor Presidente da Igreja Evangélica Amor e Graça. Nascido em Paraíso do Norte, foi chamado ao ministério integral desde 1999. Sua ênfase maior é a fé, onde crê em um Deus Vivo e Presente em todo tempo.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar
wpDiscuz